.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

"Que queres conosco, Filho de Deus?



Jane Maiolo (*)



Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara. [2]

Aos primeiros dias do ano 30 a cidade de Jerusalém recebia a visita de um ilustre desconhecido galileu,Jesus,o chamado Cristo.[3]


Aqueles, como hoje,eram dias difíceis de subjugação, exploração, desvalorização da criatura humana e saturada violência.


Nesse painel conflituoso chega o Mestre,o nosso Modelo e Guia ,para apresentar Deus-Pai, iluminar consciências, consolar aos aflitos de todos os jaez e mostrar o caminho para retornar ao aprisco divino.A feição de imã, que possui campo magnético específico Jesus atraia e atrai à todos quer pelo consolo que proporciona, para a simples satisfação da curiosidade , ou para a cura do corpo físico.


Na sua grandeza espiritual não prescindiu e não prescinde da colaboração dos humildes pescadores,coletores de impostos, comerciantes e mulheres, dando-nos a generosa lição que toda a obra de edificação no Bem requer o espírito de colaboração dos seus seareiros, cadastrando todos os homens de boa vontade á Seara Divina.


 E confirmou tal convite e tarefa 18 séculos depois na obra da codificação kardequiana (Allan Kardec) ‘ O Evangelho Segundo o Espíritismo’ [4]cujo título ‘Os Obreiros do Senhor’ nos traz a seguinte convocação: “Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra”, porquanto o Senhor lhes dirá: “Vinde a mim, vós que sois bons servidores, vós que soubestes impor silêncio aos vossos ciúmes e às vossas discórdias, a fim de que daí não viesse dano para a obra!” Mas, ai daqueles que, por efeito das suas dissensões, houverem retardado a hora da colheita, pois a tempestade virá e eles serão levados no turbilhão!”


A seara do Mestre é o campo da vida , no qual todos nós somos chamados a laborar, mas raríssimos são aqueles que suportam e enfrentam os temporais conflituosos do campo de ação , seja na vida íntima ou na vida social.Talvez por está razão que o trabalhador do Cristo é constantemente assediado pelas forças constrangedoras da consciências empedermidas temporariamente no clima do mal e na faixa vibratória da ociosidade.Influência ainda possível devido a operarmos em sintonia moral indesejável.


Não resta a menor dúvida de que o Cristo aguarda nossa singela cooperação na Seara bendita dos afazeres espirituais, sociais e morais .Ainda há muito o que fazer, há muito que evangelizar,há muito a não temer, há muito que nos desvendar e conhecer.Porém ,há muito que aperfeiçoarmos em nível de sentimentos superiores.


O Movimento Espírita é a Seara imensa solicitando trabalhadores simples, justos e comprometidos com a mensagem libertadora do Evangelho.


O salário de cada um será o valor da consciência tranquila pelo dever cumprido.A responsabilidade da tarefa ainda assusta os pequeninos seareiros que estão na colheita pela própria regeneração.


Estamos presenciando o final de um ciclo na Humanidade e bem aventurados aqueles que atendem o apelo do Alto para o trabalho renovador sem prejudicar a obra.Sem dúvida somos espíritos em condição evolutiva mediana ,mais podemos ser seareiros fiéis a mensagem do Grande Seareiro como nos indica Eric Stanislas no livro ‘O Céu e Inferno’ no capítulo 3[5]:


“Ah! irmãos, quanto bem por toda parte,quantos doces pensamentos elevados e simples como vós, como a vossa Doutrina, estais chamados a semear na longa rota que tendes a percorrer; mas, também, quanto tudo isso vos será tributado antes mesmo do momento em que vós a isso teries direitos!”


Aos primeiros dias do ano 2015 Jesus continua aguardando o cadastro dos seus pequeninos seareiros .E inadvertidos, questionamos: "Que queres conosco, Filho de Deus? 

Referências Bibliográficas
:

[1]Mateus 8:29
[2]Mateus 9:37-38
[3] XAVIER, Francisco Cândido. Boa Nova, ditado pelo Espírito Humberto de Campos, cap. 03, RJ: Ed FEB, 1990
[4]KARDEC, Allan Kardec. O evangelho segundo o espiritismo. Tradução de Guillon Ribeiro. 3ª edição .FEB. Rio de Janeiro, 2007. Cap.XX, item 5.
[5] KARDEC, Allan Kardec.O Céu e Inferno.Tradução de Salvador Gentile,6ª Edição.Araras/SP,1934


  

*Jane Maiolo – É professora de Ensino Fundamental, formada em Letras e pós-graduada em Psicopedagogia. Dirigente da USE Intermunicipal de Jales. Colaboradora da Sociedade Espírita Allan Kardec de Jales. Pesquisadora do Evangelho de Jesus. Colaboradora da Agenda Brasil Espírita- Jornal O rebate /Macaé /RJ – Jornal Folha da Região de Araçatuba/SP Blog do Bruno Tavavres Recife/PE-Apresentadora do Programa Sementes do Evangelho da Rede Amigo Espírita. janemaiolo@bol.com.br -

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home