.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Campanha Comece pelo Começo (*)


(*)Fonte: "Grupo de estudos espíritas Chico Xavier"  http://grupochicoxavier.com.br/category/artigos/

Notahermeson


Campanha Comece pelo Começo-CFN
Antonio Cesar Perri de Carvalho
A Campanha “Comece pelo Começo” tem por foco a valorização das obras da Codificação Espírita – de Allan Kardec, como indicação ao estudo e conhecimento da Doutrina Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
Historicamente, o lançamento original dessa campanha ocorreu em São Paulo, em 1972, pela USE na Capital, e, em 1975, pela USE Estadual.(1) A campanha foi idealizada por Merhy Seba. (2) Em nível nacional esta Campanha foi aprovada pelo CFN da FEB, em reunião de novembro de 2014.(3) Em maio do corrente, durante o 3º Encontro da Área de Comunicação Social Espírita do Conselho Federativo Nacional da FEB houve o lançamento da Campanha.
Numa época de proliferação de livros espíritas – e com a influência de vários modismos -, criando desfocagens na literatura básica e daquela a esta relacionada, e também pelo fato de muitos cursos se basearem em material apostilado, torna-se muito importante que os centros e o Movimento Espírita deem prioridade para a divulgação e o estímulo à leitura e ao estudo das Obras Básicas do Espiritismo.
Os espíritas, incluindo os neófitos, devem ser orientados para o manuseio e a leitura diretamente nos livros. Nas palestras públicas dos centros, deve-se criar o hábito e a orientação para os expositores, para citarem as obras de Allan Kardec. Nas ofertas de reuniões de estudos dos centros, torna-se indispensável a inclusão das Obras Básicas, orientando-se os estudos diretamente nelas, a partir de 2012. (3)
No histórico encontro inicial de Chico Xavier com o espírito Emmanuel, nos idos de 1931, esta Entidade alertou-o sobre a disciplina e para que sempre permanecesse fiel a Jesus e a Kardec. Nas reuniões públicas do referido médium, em Pedro Leopoldo e em Uberaba, as leituras para nortearem os estudos eram sempre O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo.
 Evidente que não foi coincidência o fato do espírito Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, ter elaborado obras que especificamente homenagearam o Centenário da Codificação Espírita: Religião dos Espíritos, Seara dos Médiuns, Livro da Esperança, Justiça Divina.
Como espírito, Bezerra orienta para o estudo das obras do Codificador. Na mensagem “Unificação”, ele cita Kardec em sete parágrafos, como o trecho:
“[…] estabeleçamos em cada lugar, onde o nome do Espiritismo apareça por legenda de luz, um grupo de estudo, ainda que reduzido, da Obra Kardequiana, à luz do Cristo de Deus.”(4)
 
1)      Pela primeira vez assistimos exposição de Merhy Seba sobre o tema na II COMJESP (Marília, 1972).
2)      Informações – Merhy Seba: merhyseba@ig.com.br
3)      Durante nossa gestão na FEB.
4)      Mensagem recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier, em reunião da Comunhão Espírita Cristã, em 20/4/1963, em Uberaba, MG. Publicação em Orientação aos Órgãos de Unificação (FEB).

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home