.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Informações de Emmanuel inspira viagens (Antonio Cesar Perri de Carvalho)





Antonio Cesar Perri de Carvalho
Ex-Presidente da FEB 

Nos idos de 2010, após o Congresso do CEI, em Valencia, e de 2012, e em seguida à reunião do CEI em Montreal, tivemos a oportunidade de prolongar viagens acompanhado de familiares e amigos -, até a Itália, em caráter pessoal e com recursos próprios.

Embora essa característica da viagem e tivéssemos por objetivo conhecer e documentar locais registrados por Emmanuel em seus romances históricos e no livro A caminho da luz, aproveitando a viagem e a título de contribuição com o Movimento Espírita local também nos dispusemos a cumprir um roteiro doutrinário, combinado com a União Espírita Italiana. Em 2010, com eventos em Lecco, Milão e Treviso; em 2012, em Milão e Castelnuovo Del Garda (Verona). Nos dois momentos, a tônica dos temas desenvolvidos foi a obra de Chico Xavier, romances históricos de Emmanuel e, especificamente, Paulo e Estêvão.

O roteiro da viagem - com o objetivo já citado e relacionado com episódios registrados por Emmanuel nas obras abaixo e, com o hábito de em cada local lermos os trechos nos livros -, teve por foco episódios ligados ao Cristianismo:

Há dois mil anos: em Roma - a região do Aventino, e o sacrifício de Lívia no Circo Máximo; em Capri - a apresentação do senador Públio Lêntulus ao imperador em Capri; e o desfecho do romance em Pompéia, à beira do Vesúvio. Paulo e Estêvão: locais de ações e de sacrifício de Paulo e Pedro em Roma. 50 anos depois: a região da Campânia. Ave Cristo!: também fatos da região de Nápoles e de toda a Campânia e o Anfiteatro Flaviano (Coliseu), local do episódio do sacrifício do grupo de cristãos: “- Ave Cristo! os que vão viver para sempre te glorificam e saúdam!”

A caminho da luz: além de registros sobre os fatos já destacados, informações históricas sobre várias épocas de Roma – do império e da igreja: Milão - ruínas do palácio onde o imperador Constantino assinou o Édito de 313 d.C., liberando o Cristianismo; locais vinculados à epopéia de Francisco na cidade de Assis e na basílica de São João Latrão, em Roma, então sede do papado.

Outro livro relacionado é o romance Herculanum, do espírito Rochester, que Emmanuel chancelou ao tradutor Manuel Quintão em 1938. Os principais episódios dessa obra se passaram na cidade de mesmo nome, destruída juntamente com Pompéia, e há citações de alguns personagens de Há dois mil anos.

Nas várias regiões e cidades citadas visitamos também os museus, repositórios de valioso acervo histórico.

Os registros das viagens citadas foram divulgados pelo CEI, FEB e pela RIE, e, a documentação tem sido utilizada em artigos, palestras e seminários. No retorno da última viagem, repentinamente assumimos interinamente a presidência da FEB.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home