.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

ESQUEÇA SEU NOME, SEU PASSADO E DIGNIDADE

Luiz Carlos Formiga

"O primeiro ato de domínio exige que o dominado esqueça o seu nome, perca a memória do seu passado, não mais se lembre de sua dignidade." Rubem Alves. (1)
Logo no início do terceiro milênio, escrevemos um longo artigo. (2) Nele citamos a tese de Brasilio Marcondes Machado, de 1922. Sua história está ligada a Sede da Chácara Itaim, cuja entrada era na altura da Rua Clodomiro Amazonas, ia além da Rua Iguatemi, chegando até as ruas Aspásia e Sertãozinho. Foi adquirida, pelo Dr. Marcondes, em 1927. Ali ele instalou o Sanatório Bela Vista.
Em 1944 o Sanatório Bela Vista foi vendido para o Instituto Ache, que era dirigido pelos doutores Solano Pereira e Mário Yahn.
Em 1977, a propriedade mudou de dono passando a ser do advogado Flávio Solano Pereira e em 1982 a Casa Grande foi tombada, mas não foi restaurada. (3)
Enviei uma carta ao Grupo de Estudos Avançados Espíritas (4) relatando que pouco restava da sede da Chácara Itaim, que no local havia um estacionamento e o terreno era alvo da especulação imobiliária. (5)
Mas, voltemos a 1922. O doutorando Brasilio Marcondes Machado, apresentou sua tese no dia 29 de agosto e a defendeu em 26 de dezembro.  Marcondes traz uma "Contribuição ao estudo da Psychiatria (Espiritismo e Metapsychismo)". Uma nota de rosto dizia: "A Faculdade não approva nem reprova as opiniões exaradas nas theses pelos seus autores". Art. 95 do Regimento Interno da Faculdade de Medicina do Rio de janeiro".
Antes da dedicatória há "Uma Explicação", oferecida pelo doutorando.  "- Ao apresentar minha these para defesa perante a Faculdade, não cometti a ingenuidade de esperar fosse approvada, não obstante dispor o art. 95 do Regimento Interno vigente que a Faculdade não approva nem reprova as opiniões exaradas nellas pelos seus autores". "Temia fosse rejeitada sob a allegação do que dispõe o art. 94: - os alumnos que concluírem o curso médico poderão defender these sobre assumpto à sua escolha dentre as matérias ensinadas no referido curso". "Aconteceu, porém que essa allegação não poderia ser feita porque já havia sido defendida e approvada uma these contra o espiritismo".
"Assim, fui chamado à defesa do meu trabalho a 26 de dezembro, às 13:30 horas".
"Reprovado".
"Deste resultado julguem os que me lerem, pois não quero ser juiz em causa própria". "Graças a Deus as fogueiras estão extinctas e os Torquemadas fora de moda"
"Le monde marche..."
"Vou esperar o um dia depois do outro para voltar à defesa desta mesma causa que, então, será a de todos nós, na sciencia ou fora dela".
Vinte e nove de agosto - um dia especial que nos marcou! Não conhecemos o Dr. Macondes, mas parece não haver dúvida de sua condição de médico e espírita verdadeiro. (6)
A Chácara Itahim, na verdade era uma grande fazenda, e, em 1927, a casa foi comprada pelo Doutor Marcondes, o único médico da região e ali ele abriu o Sanatório Bela Vista atendendo pessoas com problemas psíquicos. (7)
Não sei se alguma coisa foi feita para a reconstrução daquele  espaço, que também pertence à "memória espírita". Talvez possamos encontrar a resposta através da WEB. O problema é que a memória não está localizada numa única área do cérebro da WEB. Ela depende “da nossa”!
Fiquei feliz quando li o dia da apresentação da tese do Dr. Marcondes. Coincidentemente defendi as minhas teses, mestrado e doutorado, neste mesmo dia de Bezerra. Outra quase coincidência foi quando ganhei um presente. Minha filha caçula nasceu no dia de Natal.
Sem medo do adversário, sem medo do dominador. “Nada nem ninguém pode remover jamais seu patrimônio do passado” (Viktor Frankl). Continuemos construindo o nosso passado. Reconstruindo-o, quando necessário, para um final mais feliz.

(1)  Formação de Educadores.
(2) Universidade da Alma. Cidade Universitária do Espírito.
Boletim GEAE - Ano 12 - Número 478 - 2004 15 de julho de 2004
(4) Cultura e Memória Espírita.
(6) Médicos e espíritas verdadeiros.
Médicos, Médiuns “de Bem” e o Aborto


0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home