.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

COISAS DO NOVO PAPA FRANCISCO


Luiz Carlos Formiga

Apesar de espirita, tenho simpatias pelo carisma e humildade do Papa Francisco. Ao ver a foto abaixo, lembrei-me das palavras de Jesus em S. Lucas, 14 - 7 a 11:

Notando como os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes esta parábola - "Quando por alguém fores convidado para uma festa de núpcias, não te sentes no primeiro lugar, para não suceder que, havendo entre os convidados pessoa de mais consideração do que tu, aquele que te convidou a ti e a essa pessoa, venha dizer-te: Cede o lugar a este; e então, envergonhado, venhas a ocupar o último lugar. Ao contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar, a fim de que, quando vier aquele que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Então isso será para ti uma honra diante de todos os demais convivas; pois todo aquele que se exalta será humilhado, e todo aquele que se humilha será exaltado"


Imagem intercalada                                                  1
Papa Francisco

Uma das últimas cadeiras da igreja é ocupada pelo Papa. É o que se vê na foto. Ele está a celebrar uma Missa muito peculiar: os convidados são os jardineiros e o pessoal de limpeza do Vaticano. Num momento da celebração o Papa pede a todos que orem em silêncio, cada um pelo que o seu coração deseja. Nesse instante, ele levanta-se da sua cadeira presidencial que está na frente e vai sentar-se numa das últimas cadeiras para fazer a sua própria oração. Dá a impressão de que este chefe preferiu que todos se centrem em ver de frente a verdadeira razão da sua existência, esse Cristo crucificado que está ali presente e não em que o vejam a ele, o seu chefe, que não é mais que um homem que falhou e continuará a falhar, e a quem hoje todos chamamos o Papa Francisco. 

A famosa diferença entre chefe e líder é absoluta nesta foto. O chefe sempre se emproa, pondo-se à frente para que todos o vejam e lhe obedeçam, enquanto que o líder sabe quando se deve sentar atrás, não incomoda, acompanha, facilita o caminho para que os outros consigam os seus propósitos; o líder é capaz de desaparecer no momento oportuno, para que os seus companheiros cresçam e se centrem no que é verdadeiramente importante. O líder não teme perder o seu lugar, porque sabe que, muito para além do “seu lugar”, trata-se de ajudar aqueles que se encontrem no seu caminho.
Na foto, o admirável Francisco está de costas. Ele sabe que muitos o queriam ver de frente, mas neste instante tão íntimo, ele prefere ficar de costas para os fotógrafos e dar a cara a esse Deus de todos, Amor para o jardineiro e Amor para o Papa, esse Deus que não diferencia o abraço nem dá mais por um ou por outro, ambos são pecadores e ambos precisam d’Ele. 
Quantos chefes terão a capacidade de ir sentar-se naquela cadeira de trás? Quando é que mães e pais teremos que “celebrar” essa cerimónia chamada vida com os nossos filhos, e num momento oportuno sermos capazes de nos sentarmos atrás, para que eles fiquem de frente para a sua missão? Quantos poderemos voltar as costas aos aplausos, à barafunda dos “clicks”, aos elogios, para dar a cara, num momento íntimo, a essa oração profunda que torna o nosso coração despido de orgulho, a um Deus que deseja com fervor escutar-nos?
O Papa ficou-me gravado nesta foto, e eu espero que hoje esta imagem , sirva para me situar no resto da minha vida.







0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home