.

sábado, 22 de setembro de 2012

“Franciscanismo 800 Anos”. Uma “Semana de Francisco”


LUIZ CARLOS FORMIGA


O primeiro foi um evento não amplamente divulgado. Só depois compreendi que os organizadores foram prudentes. O Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) não comportaria. Sem divulgação e estava lotado (1.200 lugares). O Seminário foi “800 anos de Franciscanismo”. O dia 4 de outubro de 2008, sábado, tornou-se inesquecível.

No fundo do palco a figura de Francisco parecia ter vida. O horário passou rápido deixando aquela sensação de “quero mais”. Francisco é envolvente. Quanta emoção, quanta luz. Agradeci as vibrações franciscanas que ficaram impregnadas na universidade, parte da minha vida, de calouro à aposentadoria. Deu até para esquecer os medos que insistem em me assombrar, desde 64, época da ditadura de “direita” aos dias dos mensalões “das esquerdas”.

No palco magicamente iluminado, vi a compositora preferida brincar com notas musicais. Marielza Tiscate amo seu trabalho.

Quando vimos o programa do Seminário ficamos surpresos. Como os franciscanos puderam reunir Brunildes do Espírito Santo (RJ); André Trigueiro (RJ) e Plínio Oliveira, Curitiba (PR), no Teatro da UERJ e anunciar entrada franca?

O Seminário teve o propósito de evidenciar a importância de Francisco de Assis e seus seguidores, e de como eles influenciaram o mundo com a prática diária de seu lema “Fraternidade, Humildade e Caridade”.

O final foi um abraço fraterno no teatro da “nossa” universidade.

Neste 2012, iremos vivenciar estes momentos de fraternidade, humildade e caridade, durante uma semana. Bom demais. Newton Leal nos convida para a “Semana de Francisco de Assis” a realizar-se do dia 02 a 06 de outubro de 2012 no GEFFA – Grupo Espírita Fraternidade Francisco de Assis. Estarão pré inaugurando a ampliação da sede, no dia 04 de outubro às 19:30 h. Se tudo correr bem, lá estaremos.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home