.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Escala de Valores, Cura e Prevenção

Luiz Carlos Formiga


Depois que o médium lançou suas primeiras sementes, já se passaram trinta e um anos. Hoje colhe resultados. Conhecemos pessoas beneficiadas por ele (1)
A verdadeira cura se processa em níveis mais sutis e se o paciente não modificar sua escala de valores éticos, de nada valeu ser curado, se estamos pensando também em outras vidas.
 Já se passaram igual número de anos, depois daquela data em que o movimento espírita resolveu incentivar o trabalho dos valores, com espíritos ainda no período infantil. Realmente é o mais propício para acelerar mudanças de comportamento. (2)
Louvável o trabalho de atenuar dores do corpo e da alma. Afinal, a Doutrina Espírita com seus postulados básicos é capaz de suavizá-las, mesmo sendo a “dor sem nome”, aquela ocasionada pela perda de um filho. Chico Xavier foi plantonista, durante anos, pensando em termos de saúde pública, percebendo o suicídio como emergência. Quem perde a mãe é órfão, quem perde o marido é viúva, mas quem perde um filho?(3)
  No entanto, não podemos descuidar da educação. Um grama de prevenção pode possuir maior VALOR do que uma tonelada de tentativas de cura. O dependente químico pode chegar a resultados positivos, mas não sem antes passar por grande sofrimento no “fundo do poço”(4, 4b)
Monteiro possui rotina que atende até 2000 doentes diversos num sábado a cada mês. A Organização Paracientífica Adolfo Fritz poderia se denominar “Transcientífica”, caso Monteiro aceitasse sugestão de um paciente, o teólogo Leonardo Boff.
Não sabemos se a mudança poderá acontecer. A sugestão parece pertinente diante dos enunciados em 1994, no “Primeiro Congresso Mundial de Transdisciplinaridade”. (5)
Embora ocorram muitos efeitos físicos na Organização, o médium evita falar no Espiritismo para não inibir pessoas de outros credos religiosos. (6) A conduta parece-nos adequada e é a mesma que adotamos, quando lecionamos para profissionais de saúde. Empregamos os termos religiosidade e espiritualidade com a visão encontrada nos artigos das Ciências Biomédicas (7)
 Chico Monteiro é o mesmo médium que nos possibilitou disponibilizar, na WEB, fatos e fotos ocorridos com um espírita.(8)
Não há efeito sem causa. Deus existe. (9, 10)


Referências:
1. http://aeradoespirito2.sites.uol.com.br/Artigos/EFEITO_INTELIGENTE_LCF.html
2. http://aeradoespirito.sites.uol.com.br/A_ERA_DO_ESPIRITO_-_Portal/ARTIGOS/ArtigosGRs3/VAC_DESAF_DE_URGENCIA_LCF.html
3. http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores/FORMIGA_Luiz_tit_Dano_e_dor_sem_nome.htm
4. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2012/04/o-cirurgiao-e-doenca-da-negacao.html
4b. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2012/03/12-passos-espiritualidade-e-alcoolicos.html
5. http://www.espirito.org.br/portal/artigos/neurj/etica-sociedade.html
http://aeradoespirito.sites.uol.com.br/A_ERA_DO_ESPIRITO_-_Portal/ARTIGOS/ArtigosGRs3/ETICA_SOC_TERC_MILENIO_LCF.html
http://www.panoramaespirita.com.br/novo/artigos/106-sociedade/6575-etica-sociedade-e-terceiro-milenio.html
6.  http://www.oconsolador.com.br/ano6/268/entrevista.html
7.  http://sinapseslinks.wordpress.com/2012/01/28/consciencia-na-secretaria-de-saude/
8. http://aeradoespirito2.sites.uol.com.br/Artigos/EFEITO_INTELIGENTE_LCF.html
9. http://jorgehessen.net/page87.php
10. http://orebate-jorgehessen.blogspot.com.br/2011/11/universidade-e-espiritualidade-entre.html

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home